Voltar

quinta-feira, 21 de março de 2019

Dia do Rim 2019

Compartilhe:

Centro de Nefrologia do HCB comemora o Dia do Rim.

 

O tema deste ano é “SAÚDE DOS RINS PARA TODOS”.

 

Estima-se que haja atualmente no mundo 850 MILHÕES DE PESSOAS com doença renal, decorrente de várias causas. A Doença Renal Crônica (DRC) causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade.

Este ano, o Dia Mundial do Rim, comemorado no dia 14 de março, se propõe a aumentar a conscientização sobre a alta e crescente presença de doenças renais em todo o mundo e a necessidade de estratégias para a prevenção e o gerenciamento de doenças renais.

A equipe do Centro de Nefrologia do HCB está preparando atividades de conscientização nos setores do hospital para esta quinta-feira (14). Dentre os assuntos abordados, estão:

– Incentivar e adotar estilos de vida saudáveis (beber água, exercícios, dieta saudável, controle do tabagismo). Muitos tipos de doenças renais podem ser prevenidos, retardados e/ou controlados quando medidas apropriadas de prevenção estiverem em vigor.

– Fazer o rastreio (screening) de doenças renais e uma intervenção de cuidados de saúde primários incluindo o acesso a ferramentas de identificação (por exemplo, análises de sangue (como a dosagem da Creatinina) e exames de urina.

 

Serviço de Nefrologia do HCB

 

O Serviço de Nefrologia do HCB comemora no dia 15 de março, 13 anos de existência. Quando inaugurou em 2006, o serviço contava com uma equipe de nove pessoas. Mais de uma década depois são 28 profissionais cuidando da saúde e bem-estar de 120 pacientes de Cachoeira do Sul e da 8ª Região (Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Encruzilhada do Sul, Ibarama, Passa Sete, Segredo, Sobradinho, Cerro Branco, Novo Cabrais, Estrela Velha e Lagoa Bonita), com funcionamento dividido em três turnos de segunda a sábado.

No setor são tratados pacientes portadores de doenças renais, sendo realizadas consultas médicas, de enfermagem, avaliação nutricional, atendimento psicológico e serviço social, além de todos os serviços que o HCB oferece.