Voltar

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

HCB realiza 4º captação de Órgãos em 2021.

Compartilhe:

Dia 27 de setembro foi comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e neste dia de conscientização para este ato de generosidade, o HCB recebeu a autorização da familia de Adriela de Castro, de 37 anos, de Santa Cruz do Sul, para a doação de órgãos.

“Desde 2002, este foi o primeiro ano que tivemos até o momento 4 captações no HCB. Este é o resultado das inúmeras campanhas que o hospital sempre faz sobre o tema. A equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do hospital está de parabéns pelo excelente trabalho junto a conscientização junto a comunidade”, destaca a enfermeira Vanessa Moura, Coordenadora da Unidade de Alta Complexidade (UTI, Bloco Cirúrgico, Serviço de nefrologia e CIHDOTT).

A captação de órgãos foi realizada no HCB no dia 29 de setembro por uma equipe composta por quatro médicos e dois enfermeiros, sendo eles do Hospital de Clínicas e da OPO7 (Organização de Procura por Órgãos). Foram captados coração, fígado e rins.

Em 2021 foram abertos sete protocolos por morte encefálica, onde um paciente não foi doador devido ser incompatível com doação, quantro captações realizadas nos dias 21 de julho, 03 de agosto, 16 e 29 de setembro, outras duas não foram autorizadas pela família.