Voltar

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

HCB retoma realização do Teste da Orelhinha

Compartilhe:

O Hospital de Caridade e beneficência de Cachoeira do Sul comunica a comunidade cachoeirense e da região que retornará com a realização do Teste da Orelhinha no dia 10 de setembro no Hospital de Campanha (Salão da Igreja São José - Av. Brasil, 795). Devido a pandemia do novo coronavírus, o HCB suspendeu a realização dos testes no 16 de março. 

Para manter o distanciamento, os testes serão realizados através de agendamento com horário marcado.

De acordo com a coordenadora da Maternidade do HCB, enfermeira Elisiane Maciel da Rosa, "o hospital ficará responsável por agendar os bebês nascidos a partir do dia 01 de setembro”. Para os bebês que nasceram no período que o exame estava suspenso, ou seja, de março a agosto de 2020, devem entrar em contato com o SAC do HCB pelo telefone 51 3722 0762, para agendar o exame.

Devido aos protocolos de distanciamento, o hospital optou por transferir os atendimentos do Teste da Orelhinha para o Hospital de Campanha, "pois o local oferece espaço suficiente para atender a todos, mantendo distanciamento em sala de espera, higienização e controle de fluxo", destaca o superintendente Luciano Morschel. "Vamos utilizar as dependências do Hospital de Campanha até o final do contrato, em dezembro, para a realização do Teste da Orelhinha, mas já estamos preparando outros locais para após este período", informa o superintendente.

O que é o Teste da Orelhinha?

O Teste da Orelhinha, ou “exame de emissões otoacústicas evocadas”, é o método mais moderno para constatar problemas auditivos nos recém-nascidos. Ele consiste na produção de um estímulo sonoro e na captação do seu retorno por meio de uma delicada sonda introduzida na orelhinha do nenê. É rápido, seguro e indolor. O teste é realizado a partir de 48h de vida do bebê. O Teste da Orelhinha, chamado também de Triagem Auditiva Neonatal, é assegurado por lei e todos os bebês devem fazer para saber se está tudo bem com a audição.