Voltar

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO – 2018

Compartilhe:


 

 


Tema: Amamentação - a base da vida!

 

 


 

 

 


Todos os anos, de 1 a 7 de agosto, comemora-se a Semana Mundial de Aleitamento materno, onde mundialmente trabalha-se sobre o assunto, informando sobre a importância do leite materno para o bebê, para a mãe, para a família e para toda a sociedade.

 

 


A amamentação é a ação isolada que mais reduz mortalidade infantil, pois possui todas as proteínas, açúcar, vitaminas e água que o bebê necessita para crescer saudável, além do alto poder anti-infeccioso pela ação das células de defesa da sua composição.

 

 


No ano de 2018, o tema definido pela WABA (Aliança Mundial para Ação em Amamentação, traduzido) para ser trabalhado nas unidades de saúde é “Amamentação: a base da vida”, com objetivo apresentar a importância vital da amamentação, onde em um mundo cheio de desigualdades, crises e pobreza, a amamentação é o alicerce da boa saúde ao longo da vida para crianças e mães.

Por ser o alimento mais adequado para o recém-nascido, pois tem todos os nutrientes necessários para uma saúde ótima, o leite materno é a principal fonte para segurança alimentar, evitando a desnutrição, sendo essencial para o desenvolvimento do lactente, até dois anos de vida ou mais.

 

 


Crianças alimentadas com leite materno tem melhores resultados nas atividades de aprendizado, graças as proteínas presentes neste leite, importantíssimas para o desenvolvimento cerebral, gerando crianças mais inteligentes, com melhores desempenhos escolares e consequentemente adultos mais produtivos, com melhores empregos, promovendo combate a pobreza e crescimento da sociedade como um todo.

 

 


Emocionalmente também, o leite materno supera todas as outras formas de alimentação para lactentes, pois o ato de levar o bebê ao colo da mãe para amamentar aumenta o vínculo entre os dois, o bebê fica mais calmo, sente-se mais seguro e a mãe com a certeza de estar oferecendo para o seu bebê o alimento padrão ouro para crescimento e desenvolvimento.

 

 


Financeiramente o leite materno não causa impacto na renda familiar, pois é de graça e está sempre pronto para ser consumido, pondendo este valores que não serão gastos com alimentação serem revertidos em atividades de bem estar e convívio familiar.

 

 


O HCB é Hospital Amigo da Criança desde 2002, título conferido ao hospitais qe orientam seus trabalhos para promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, promovido pela UNICEF em conjunto com a Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde, e realiza atividades informando todas as gestantes e mamães sobre o assunto, através de grupos de gestantes e na maternidade, auxiliando no início da amamentação e estimulando que estas mantenham o aleitamento materno em casa.

 

 


 

 

 


Lembretes importantes:

 

 


 

 

 


  •  


    Não existe leite fraco! A nautreza é tão perfeita, que fez toda mãe produzir o leite ideal para seu filhote, capaz de nutri-lo e sustentá-lo com o melhor para a sua espécie.


  •  


    No começo nem sempre é fácil, por isso é importante que as principais pessoas de influência da mãe e bebê estejam presentes e bem orientados, acreditando na causa, para que não abale a confiança da mãe sobre a qualidade equantidade do seu leite.


  •  


    Não faça comparações entre os bebês! Cada um tem seu ritmo, seu tempo, tem sua história genética... o que importa é o crescimento saudável e correto. Você sabia que o bebê humano tem 6 meses para dobrar o peso do nacimento?


  •  


    A mãe que vai voltar a trabalhar depois da licença maternidade pode manter a amamentação. O leite materno pode ser ordenhado em casa e guardado em frascos de vidro limpos e fervidos. Este leite pode ser guardado refrigerado por 12h ou congelado por 15 dias, e depois de aquecido em banho maria pode ser oferecido ao bebê de copinho ou colherinha.



  •