Voltar

quinta-feira, 10 de março de 2022

Dia do Rim 2022 é comemorado no dia 10 de março.

Compartilhe:

Dia do Rim 2022 é comemorado no dia 10 de março.

Tema deste ano é “Saúde dos rins para todos: educando sobre a doença renal”.

O objetivo da campanha do Dia do Rim deste ano foca na educação sobre a doença renal em todos os setores de saúde, como a comunidade, profissionais de saúde e formuladores de políticas em saúde pública. A intensão é reforçar a importância de incentivar a população geral e os pacientes renais crônicos a adotarem um estilo de vida saudável, para alcançarem uma melhor qualidade de vida.
De acordo com Sociedade Brasileira de Nefrologia, a doença renal crônica (DRC) pode ser grave, sobretuto quando evolui para estágios avançados, quando são necessários tratamentos como diálise e o transplante renal. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), atualmente  mais de 140 mil pacientes realizam diálise no país. 
Neste dia a equipe do Serviço de Nefrologia do HCB estará engajada em realizar atividades de conscientização nos setores, com os pacientes e acompanhante.

Serviço de Nefrologia do HCB
O Serviço de Nefrologia do HCB comemora no dia 15 de março, 16 anos de existência. Quando inaugurou em 2006, o serviço contava com uma equipe de nove pessoas. Mais de uma década depois são 35 profissionais cuidando da saúde e bem-estar de 128 pacientes de Cachoeira do Sul e da 8ª Região (Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Encruzilhada do Sul, Ibarama, Passa Sete, Segredo, Sobradinho, Cerro Branco, Novo Cabrais, Estrela Velha e Lagoa Bonita), com funcionamento dividido em três turnos de segunda a sábado.
o setor são tratados pacientes portadores de doenças renais, sendo realizadas consultas médicas, de enfermagem, avaliação nutricional, atendimento psicológico e serviço social, além de todo o serviço que o HCB oferece.

Obra de ampliação da Nefrologia
O setor de Nefrologia do HCB está em obras e ampliará a área de atendimento em mais 100 m², atingindo cerca de 440m². A conclusão da obra bruta tem previsão de término em abril deste ano. A nova área contará com um consultório médico, posto de enfermagem, reúso e sala para tratamento com sete leitos. Esta obra de ampliação faz parte do projeto do Hospital do Futuro II e tem investimento oriundo de emenda parlamentar do deputado federal Marlon Santos, que já soma R$ 8 milhões, dos R$ 16 milhões destinados exclusivamente as obras de ampliação do projeto do Hospital do Futuro II. Parte do investimento para a obra é oriundo da Lojinha do HCB. Através do trabalho das voluntárias, parte do mobiliário será adquirido com os recursos captados durante o ano de 2021.

Saiba Mais!
Sobre a Doença Renal Crônica
A doença renal crônica (DRC) se caracteriza por lesão nos rins que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências, pois os rins têm muitas funções, dentre elas: regular a pressão arterial, “filtrar” o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras. Em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não há sintomas ou são poucos e inespecíficos. Por isto, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando o funcionamento dos rins já está bastante comprometido, muitas vezes em estágio muito avançado, quando é necessário tratamento de diálise ou transplante renal. Assim, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, com exames de baixo custo, como a creatinina no sangue e o exame de urina simples.

Confira os principais gripos de risco para a DRC:
- Hipertensão Arterial
- Diabetes Mellitus
- Histórico de doença renal ou cardiovascular
- Idosos
- Obesidade
- Tabagismo
- Uso frequente de medicamentos que podem causar danos aos rins (nefrotóxicos)
- Histórico familiar de doença renal