Voltar

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

HCB realiza a primeira Nefrectomia Radical por videolaparoscopia da região

Compartilhe:



HCB realiza a primeira Nefrectomia Radical por videolaparoscopia da região



No dia 24 de setembro, no centro cirúrgico do Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul, foi realizada a primeira Nefrectomia Radical Laparocópica da região. O procedimento consiste na retirada do rim por uma via minimamente invasiva, evitando a necessidade de incisões cirúrgicas grandes.



De acordo com o Dr. Renan Timóteo de Oliveira, urologista responsável pela realização do procedimento, o rim foi retirado devido a presença de um tumor. “ Essa é a cirurgia padrão hoje nos grandes centros para esses casos”, destaca Dr. Renan. Além dele, participou da cirurgia o Dr. Rodney Zinn, cirurgia geral laparoscópico do HCB.



A equipe médica destaca os benefícios desse tipo de cirurgia. Oliveira enfatiza que essa via de acesso cirúrgico proporciona menos dor, menor tempo de internação e retorno do paciente a suas atividades de maneira mais precoce. “ Hoje no HCB temos total condição de oferecer esse tipo de cirurgia ao paciente da nossa região, assim não se depende mais de deslocamento a grandes centros para obter benefício de cirurgias menos invasivas”. Ele acredita que essa técnica pode ser aplicada a outros casos além de pacientes com câncer, com cálculos renais.



O câncer renal corresponde a 3% dos casos de câncer em homens e mulheres. Quando diagnosticado em fase precoce pode ser curado em até 90% dos casos através da cirurgia. Apesar de parecer pouco frequente, estima-se cerca de 17 novos casos apenas no município de Cachoeira do Sul para 2016 (Fonte: INCA, 2016).