Voltar

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO – 2022

Compartilhe:

Todos os anos, de 1 a 7 de agosto, comemora-se a Semana Mundial de Aleitamento materno, onde mundialmente trabalha-se sobre o assunto, informando sobre a importância do leite materno para o bebê, para a mãe, para a família e para toda a sociedade.

A amamentação é a ação isolada que mais reduz mortalidade infantil, pois possui todas as proteínas, açúcar, vitaminas e água que o bebê necessita para crescer saudável, além do alto poder anti-infeccioso pela ação das células de defesa da sua composição.

No ano de 2022, o tema definido pela WABA (Aliança Mundial para Ação em Amamentação, traduzido) é “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando” com objetivo de fortalecer as redes de apoio como a família, amigos, empresas e sociedade em geral, construindo uma “cadeia de calor”, para:

  • Se PREPARAR para a amamentação, através de orientações de profissionais para os pais e família ainda durante o pré-natal

  • INICIAR a amamentação, durante o trabalho de parto e parto, com cuidados maternos, ambiente favorável e contato pele a pele imediatamente após o parto

  • ESTABELECER a amamentação: com orientações, atividades e aconselhamento na maternidade, antes da alta hospitalar

  • MANTER a amentação através do apoio da família, da comunidade e serviços de referência em casos de dificuldade

  • PROTEGER a amamentação, orientando sobre o risco da utilização dos substitutos do leite materno e uso de bicos e mamadeiras

  • FORTALECER a amamentação como uma prática mundial, favorecendo ambientes e turnos de trabalho que promovam e facilitem o aleitamento materno

Por ser o alimento mais adequado para o recém-nascido, pois tem todos os nutrientes necessários para uma saúde ótima, o leite materno é a principal fonte para segurança alimentar, evitando a desnutrição, sendo essencial para o desenvolvimento do lactente, até dois anos de vida ou mais.

Crianças alimentadas com leite materno tem melhores resultados nas atividades de aprendizado, graças as proteínas presentes neste leite, importantíssimas para o desenvolvimento cerebral, gerando crianças mais inteligentes, com melhores desempenhos escolares e consequentemente adultos mais produtivos, com melhores empregos, promovendo combate a pobreza e crescimento da sociedade como um todo.

O ato de mamar confere ao bebê exercício dos músculos faciais e da língua, responsáveis pela respiração adequada e desenvolvimento da mandíbula para posterior mastigação e fala correta.

Emocionalmente também, o leite materno supera todas as outras formas de alimentação para lactentes, pois o ato de levar o bebê ao colo da mãe para amamentar aumenta o vínculo entre os dois, o bebê fica mais calmo, sente-se mais seguro e a mãe com a certeza que está oferecendo para o seu bebê o alimento padrão ouro para crescimento e desenvolvimento.

O HCB é Hospital Amigo da Criança desde 2002, título conferido aos hospitais que orientam seus trabalhos para promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, promovido pela UNICEF em conjunto com a Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde. Realiza atividades informando todas as gestantes e mamães sobre o assunto, através de grupos de gestantes e na maternidade, auxiliando no início e no estabelecimento da amamentação, atuando também como serviço de referência em caso de dificuldade.

Lembretes importantes:

 

  • Não existe leite fraco! A natureza é tão perfeita, que fez toda mãe produzir o leite ideal para seu filhote, capaz de nutri-lo e sustentá-lo com o melhor para a sua espécie.

  • O começo nem sempre é fácil, por isso é importante que as principais pessoas de influência da mãe e bebê estejam presentes e bem orientados, acreditando na causa, para que não abale a confiança da mãe sobre a qualidade e quantidade do seu leite.

  • Não faça comparações entre os bebês! Cada um tem seu ritmo, seu tempo, tem sua história genética... o que importa é o crescimento saudável e correto. Você sabia que o bebê humano tem 6 meses para dobrar o peso do nascimento?

  • A mãe que vai voltar a trabalhar depois da licença maternidade pode manter a amamentação. O leite materno pode ser ordenhado em casa e guardado em frascos de vidro limpos e fervidos. Este leite pode ser guardado refrigerado por 12h ou congelado por 15 dias, e depois de aquecido em banho maria pode ser oferecido ao bebê de copinho ou colherinha.