Voltar

sexta-feira, 6 de julho de 2018

NOVIDADE NO HCB - Laser para cirurgia de cálculo renal

Compartilhe:


HCB oferece tratamento da crise de cálculo urinário por fragmentação a laser.

 



 

 

 


Segurança, conforto e o que há de mais moderno agora em Cachoeira do Sul.

 

 



 

 

 


Quem já passou por uma crise de cólica renal sabe o sofrimento que essa dor representa. Em um estudo realizado há alguns anos com objetivo de quantificar a intensidade da dor da cólica renal, em uma escala até 10, a crise renal ficou em 9 enquanto a dor do parto ficou em 8. “Costumo dizer aos pacientes que essa é uma das únicas dores maior que a do parto e que geralmente nos pega de surpresa no meio da noite sem ter hora para acabar”, ressalta o médico urologista Dr. Genaro Trojahn.

 

 



 

 

 


Mas o pior são as outras complicações decorrentes de um quadro de cólica renal que podem ocorrer. Pode-se ter risco de perda de função renal e infecção associada, o que põe em risco a vida do paciente. Estima-se que 15% da população em algum momento da vida irão ter uma crise e 30% serão casos de cirurgia (Fonte: Rohden 2009). “Então espera-se que cerca de 13.500 cachoeirenses que tenham cólica renal, 4 mil casos serão cirurgicos”, informa o médico urologista Dr. Renan T. Oliveira.  A cirurgia está indicada para os casos graves de dor intensa e constante, dilatação renal ou infecção associada.

 

 



 

 

 


Graças a evolução da tecnologia empregada na medicina a cirurgia para cálculo urinário hoje é extremamente pouco invasiva, desde que se tenha o material cirúrgico adequado. Isso significa baixo risco e conforto ao paciente. O emprego da técnica de acesso ureteroscópico (cirurgia que utiliza o vídeo para acessar o cálculo através da bexiga) associado a fragmentação do cálculo por Laser é o que tem de mais moderno no mundo. “Hoje não admitimos mais que o paciente sofra e corra riscos devido uma crise de cólica renal, até porque com o material que temos disponível no HCB a cirurgia torna-se segura, confortável e eficiente na maioria dos casos”, declara o médico urologista Dr. Renan T. Oliveira.

 

 



 

 

 


O recado que os médicos urologistas do Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul dão à você é que se algum familiar, amigo ou até você mesmo iniciar com dor lombar do lado direito ou esquerdo, de forte intensidade, que migra para parte da frente do abdômen, associado a náuseas ou vômitos, corra para a emergência do para ser avaliado pelo médico. Dr. Renan informa que se os sintomas forem sugestivos de cólica renal você fará uma tomografia e assim iremos detectar o tamanho, localização e formato do cálculo (pedra) e saberemos a melhor forma de aliviar a sua dor e evitar que seu rim sofra danos.

 

 



 

 

 


 

 

 


Dr Renan T Oliveira – Urologista – Membro da Sociedade Brasileira de Urologia – CRM 33130 – RQE – 28735

 

 


Atendimento: Centro Clínico HCB – Térreo – CLINIMED – Tel: (51) 3724-2312

 

 


Dr Genaro Trojahn – Urologista – CRM 30176 – RQE – 32032

 

 


Atendimento: Centro Clínico HCB – SANTE Medicina Especializada – Telefone: 51 3723 3473

 

 


 

 

 


INFORME-SE

 

 


Canais Central de Agendamento de Exames Online

 

 


Telefones: 51 3722 0800 – opção 2 ou 51 3722 0876

 

 


E-mail: agendamento@hcb.com.br

 

 


WhatsApp: 51 998835355

 

 


facebook.com.br/hcbch/

 

 


Site HCB -  www.hcb.com.br -, clicando no link Central de Agendamento de Exames Online no topo da página.