string
Voltar

Centro de Nefrologia

O Centro de Nefrologia do HCB foi inaugurado há 11 anos, e atualmente conta com 30 profissionais atuando em área física ampliada e com renovação tecnológica. A responsabilidade técnica é do médico nefrologista Dr. André Aozani Prochnow e da enfermeira Milene Ilha Reghelin. Atuam também no serviço os médicos nefrologistas Dr. Adílson Teixeira Teodoro e Pedro Lucas Porcela Aurélio.
No setor, são tratados pacientes portadores de doenças renais, sendo realizadas consultas médicas, de enfermagem, avaliação nutricional, atendimento psicológico e serviço social. Dessa forma, o tratamento clínico conservador é oferecido para os estágios iniciais das doenças renais, e para casos de insuficiência renal aguda ou crônica avançada é disponibilizada a Terapia Renal Substitutiva- Hemodiálise. É oferecido tratamento clínico conservador para estágios iniciais da doença renal crônica, bem como terapia renal substitutiva - Hemodiálise, nos casos de insuficiência renal aguda e crônica.

 

Hemodiálise: É o processo de depuração (filtração) do sangue, onde, na ausência de função renal, uma máquina substitui o órgão. Para isso, são necessários equipamentos com elevada tecnologia agregada, que formulam uma solução de diálise com água purificada e, através de filtros capilares, removem impurezas, toxinas e excesso de líquidos (que se acumulam nos casos de insuficiência renal). Sendo assim, pensando na máxima qualidade aos pacientes, o HCB investiu em novas máquinas de hemodiálise e em um novo sistema de tratamento e purificação da água.